Comparativo:SupermanII X SupermanII: The Richard Donner Cut

Comente sobre os seus filmes e seriados favoritos
Responder
NightWolfBRA
Velha Guarda
Velha Guarda
Texto Pessoal: Userbar fan

Comparativo:SupermanII X SupermanII: The Richard Donner Cut

Mensagem por NightWolfBRA »

:arrow:
Comentários inclusive sobre o fim, se não viu e não quer saber de detalhes, não leia o tópico.
Antes de mais nada, realmente muda bastante coisa no filme, embora a essência seja a mesma.

O filme com corte do Richard Donner (TRDC), tem uns 15 minutos a menos, e isso fez muito bem ao filme, deu um timing muito melhor em certos momentos e deixou o filme menos cansativo!

Eu gosto mais do começo do "novo" (TRDC), não precisava de todo aquele começo com o elevador e a bomba pra justificar a libertação do Zod (e cia.) da Zona Fantasma, o mí¬ssel justifica de forma mais simples e rápida, com isso o filme já ganha ritmo!

Depois a diferença importante que me lembro é das tentativas da Lois para confirmar que o Clark é o Superman. Da 1ª tentativa (no começo do filme) do TRDC não gostei mto, meio forçado controlar a queda dela com o sopro e tal, dá pra engolir mas tb não faz a menor falta. A cena dela se jogando nas Cataratas é bem melhor!

O momento em que ela confirma a identidade no TRDC ficou mais legal, provavelmente acharam a cena do tiro meio "pesada" pra esse filme na época, talvez tb porque a Lois estava de toalha, mas sem dúvida era melhor, inclusive porque no TRDC a Lois é mais esperta quanto a isso, mais condizente com a repórter Lois Lane, ela é que força a resposta, não descobre por acaso como no original onde ele cai no fogo sem querer e não se queima.

Quando ele resolve viver como humano a conversa passa ser com o pai no TRDC (ao invés da mãe), o que ficou bem melhor, mas ainda acho que a conversa poderia ser mais curta. A troca de roupa da Lois (pra aquele vestido/camisola da vovó, rs) claramente é porque acharam que mostrar as pernas dela seria inadequado. A transformação em si tb ficou melhor no TRDC, aquela coisa de aparecer o esqueleto não tava com nada, não dá pra entender de onde veio aquilo.

Na parte do 1º confronto do Superman contra o Zod (e cia.) tem cenas diferentes, mas realmente não vi importância nesse sentido, se quiseram ou não danificar a Estátua da Liberdade, como ele briga com um ou outro e tal... foram mudanças sem importância. A GRANDE diferença foi do timing da sequência, aqui mais do que em qualquer outro lugar. Eu coloquei passando ao mesmo no PC a versão do TRDC e a original na TV, resultado... tive que dar pause MUITAS vezes no original, tem mta enrolação no original, sempre achei falho isso. Mesmo em sequências basicamente iguais, as cenas vão mudando mais rapidamente, menos tempo mostrando figurantes, reações, etc... isso deu um ritmo absurdamente melhor pra sequência!!!

A próxima mudança importante é na parte da luta na Fortaleza da Solidão, também gostei da abordagem mais simples e direta no TRDC. Nunca consegui engolir aquele começo com ele jogando aquele sí¬mbolo que aumenta como se fosse uma lona e tal. Tb não conheço outras menções além do filme de que o Superman possa mover objetos a distância como eles fazem (pelo menos não é um poder clássico), então tirar essa parte tb caiu bem.

A única coisa que eu realmente não gostei do TRDC foi o fim. Tudo bem que aquela coisa do Superman dar um beijo na Lois e ela perder a memória era horrí¬vel (talvez a pior coisa do filme original), mas esse novo fim eu achei ainda pior, compromete mais o todo. No 1º filme já não gostei de haver a volta no tempo, mas voltar com isso estraga a história e qquer outra do Superman. Ora... então era mto melhor nem lutar contra ninguém, já volta logo no tempo e resolve! E sempre pode-se dar uma voltadinha no tempo caso algo saia errado, tira toda a graça, isso foi a pior coisa que inseriram nos filmes.
Imagem

Imagem ImagemImagem Imagem

Parallax
Administrador
Administrador
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

Re: Comparativo:SupermanII X SupermanII: The Richard Donner

Mensagem por Parallax »

Também acho que o míssil nuclear é mais adequado para libertar o Zod da Zona Fantasma, mas levanta uma questão que eu sempre tive desde pequeno em relação ao primeiro filme.
O Superman voltou no tempo, ou apenas manipulou os acontecimentos? Se ele voltou no tempo no primeiro filme, o que foi que ele fez? Ele deixou o mí­ssil acertar a terra e a mudança foi apenas salvar a Lois? Pq ele voltaria no tempo e não impediria os 2 misseis? Ele voltou no tempo, deixou o primeiro missil para libertar o Zod, mas se ele fez isso, o segundo missil atingiu a Terra. Mas quando ele chega na Lois está tudo calmo, como se o missil tivesse sido impedido.

Então, seria impossível o Zod ser libertado pelo míssel do primeiro filme. Já que ele voltou no tempo e impediu. Se ele não fez isso, ele deixou o primeiro míssel acertar o alvo, o que não justifica ele ter voltado no tempo.

Quanto a luta do Super contra o Zod nas ruas, eu senti falta da trilha sonora. Quando ele volta levantando os jornais e chama o Zod para a briga. Na versão do Donner não tem a trilha.

Na luta na fortaleza, ou na falta de luta, a nova versão ficou bem melhor.

Esses poderes ilimitados que o Superman tinha na época deixavam o personagem mais chato do que ele já é. Além de ser invulnerável, o cara pode voltar no tempo a hora que bem entender. Qual o desafio para alguém assim?

NightWolfBRA
Velha Guarda
Velha Guarda
Texto Pessoal: Userbar fan

Re: Comparativo:SupermanII X SupermanII: The Richard Donner

Mensagem por NightWolfBRA »

Por causa da falta de desafios que na série animada eles deram uma diminuída nos poderes dele, inclusive na força.

É exatamente esse o problema do final do 1º filme, poderia voltar mto mais no tempo, pegar o Lex antes, etc., etc. Foi a maior burrada do 1º filme e o RD quis repetir isso no 2º, não fosse isso o filme seria bem melhor do que o original.

Esqueci de comentar a "morte" do Jor El, que ficou legal, melhor do que simplesmente sem explicação nenhuma de como ele recupera os poderes. A destruição da Fortaleza da Solidão eu achei desnecessária, mas tb já não faria mta falta sem o Jor El, então não importa mto.

Você sabe quando o RD fez essa edição? Porque uma coisa é fazer na época e não lançar, outra coisa é 30 anos depois dar mais uma mechida pra adequar o timing e tal.

Quero fazer uma edição minha, rs. Quero o do Richard Donner trocando a cena da Lois se jogando do prédio com a cena dela se jogando na correnteza, e sem nenhum dos finais... o final do original sem ele fazer a Lois esquecer (era melhor arrumar um pancada na cabeça se era pra ela esquecer), simplesmente termina o filme e pronto (claro que isso tb influenciaria o Returns). Mas só o final original, sem a volta no tempo já tava bom. Ou no final do TRDC já vai dele falando com a Lois no ap dela pro encerramento com ele voando sobre o planeta!
Imagem

Imagem ImagemImagem Imagem

Responder