O melhor amigo do homem completa 20 anos: o Playstation!

Discuta tudo sobre o mundo dos games aqui neste fórum.
Responder
Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
Mensagens: 20649
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

O melhor amigo do homem completa 20 anos: o Playstation!

Mensagem por Parallax »

Mais do que revolucionar o imaginário de uma geração, console da Sony marcou o momento em que videogames deixaram de ser coisa de criança

Imagem

Fugir de fantasminhas coloridos, pular sobre jacarés ou salvar a princesa até era legal, mas não tanto quando atirar em zumbis na perspectiva de primeira pessoa, ouvir barulhos bizarros ou fugir de espiões russos, não é? A evolução das narrativas de videogame nos últimos 20 anos é impressionante... e isso se deve, em grande parte, a uma caixa retangular cinza claro de 30 por 20 centímetros chamada PlayStation.

Além de revolucionar o mundo dos games em termos gráficos, em qualidade, em número de jogos e de mercado, o console lançado pela Sony em 3 de dezembro de 1994 foi também um divisor de águas dentro de casa: marcou o momento em que o videogame saiu do quarto dos filhos e foi instalado na TV dos pais.

Ao apostar no CD, Sony abriu espaço para jogos melhores

É claro que o PlayStation não foi o primeiro console a ter jogos adultos e nem o último a ter jogos infantis. É claro que o fato de a indústria de videogames ter cerca de 20 anos à época de seu lançamento ajudou, já que o público que cresceu com controles nas mãos agora não era mais formado por crianças, mas por adultos saindo da adolescência, loucos para andar a 200 km/h em uma autoestrada americana sem se encrencar com a polícia. É claro que os CDs permitiram gráficos melhores, o que tornou os jogos mais reais. Mas todas essas premissas foram consolidadas com o lançamento do primeiro PlayStation. Não é à toa que o console vendeu mais de 104 milhões de unidades e é o quarto mais vendido da história.

— Como uma criança ia jogar Resident Evil, com aqueles cachorros? Era sinistro. E isso só foi possível quando o espaço na mídia e a qualidade gráfica fizeram com que, quando um cara metesse a faca no outro, parecesse realmente um cara, e a faca parecesse uma faca — avalia Cleidson Lima, curador do Museu do Videogame.

Muito do sucesso da Sony é culpa da Nintendo

O que pouca gente sabe é que o videogame mais famoso do mundo nunca foi um projeto bem-visto dentro da Sony — e acabou sendo lançado graças à Nintendo, principal empresa de games na época, hoje lutando bravamente para sobreviver em um mercado dominado por Sony e Microsoft. A história que ficou — mas que não é confirmada por nenhum dos lados — é que a Nintendo tinha um acordo com a Sony para lançar um console com jogos em CD. Antes, quase tudo era cartucho, uma mídia com menos capacidade, mais difícil de programar e com produção mais cara. As duas empresas não teriam chegado a um denominador comum, e a Nintendo acabou quebrando o acordo para firmar um contrato com a Philips. Por orgulho — e para não perder o projeto que já estava em andamento —, a Sony resolveu criar um console próprio. Disso, nasceu o PlayStation — um videogame que unia a experiência da Sony em tecnologia e a nova mídia do CD. Dentro da empresa japonesa, alguns setores torceram o nariz para a guinada da empresa, que agora fazia "brinquedos para crianças". Mal sabiam que era o próprio PS que mudaria essa realidade.

— O PlayStation conseguiu superar a oligarquia de Nintendo e Sega. Quebrou essa disputa bipartidária dos games e não ficou na segunda divisão dos consoles que rolou naquele boom do multimídia dos anos 1990. A importância do PlayStation depois de 20 anos é ser um dos únicos nomes que durou esse tempo na indústria dos games. O PlayStation foi a última grande incursão japonesa na indústria dos games — avalia Gus Lanzetta, repórter da Rolling Stone Brasil e da Red Bull, especializado em games.

Imagem

Próximas gerações do console precisam superar ciclo ultrapassado

Depois da primeira versão do console, os PlayStation 2, 3 e o mais recente, o 4, não foram tão revolucionários — aprimoraram tecnologias, mas jamais mostraram novidades tão avassaladoras quanto as do PS1. Ainda assim, no embalo do sucesso de seu antecessor, o PS2 foi uma hecatombe: vendeu mais de 157 milhões de unidades e ainda é o videogame mais vendido da história. A partir da terceira geração, a Sony baixou a bola. Os consoles ultratecnológicos se tornaram caros — tanto para produzir quanto para vender —, o que estreitou a margem de lucro.

— O PS3 deu muito prejuízo durante todo o seu ciclo. Com o PS4 é a mesma coisa. É caro demais. Fazer um console tão caro para vender caro e se manter assim só funciona em empresas saudáveis, o que não é o caso da Sony. O que se questiona é: a Sony vai ter bala pra lançar o PS5 daqui a 5 anos? — pergunta Pablo Miyazawa, jornalista especializado em cultura pop.

Pirataria foi crucial para a popularização do PlayStation

Ampliarhttp://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/17084869.jpg?w=640[/shot]

Todo executivo da indústria do videogame que deseja manter seu emprego fala mal da pirataria. Mas, na virada do milênio, quem não tinha bala na agulha para comprar jogos originais de Sega Saturn ou Nintendo 64 optava por um console que havia acabado de chegar e cujos títulos inundavam as barraquinhas de camelôs: o PlayStation.

O console da Sony era o que faltava para unir todas as tribos. Não só a rivalidade entre Sega e Nintendo caiu por terra, mas as divisões sociais também foram suprimidas. Afinal, não era mais preciso desembolsar uma pequena fortuna por um cartucho do Nintendo 64 ou um CD do Saturn vendido nas lojas especializadas: bastava ir até o camelódromo mais próximo e levar, de baciada, os últimos lançamentos do PS por uma ninharia.

Sem contar que, ao contrário da Sega e da Nintendo, que fomentavam a rivalidade entre jogadores e exigiam que as desenvolvedoras fizessem jogos exclusivos para seus videogames, a Sony queria todo mundo e queria de qualquer jeito. Por isso, em pouco tempo, a biblioteca de títulos do PlayStation já era duas vezes maior do que a dos concorrentes.

Com isso, a jogatina se tornou mais variada e acessível. E o PS se tornou a patrola que é hoje.

Fonte: ClicRBS

Avatar do usuário
RurouniAndre
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 720
Registrado em: Sáb Abr 21, 2012 12:30
Localização: DF

Re: O melhor amigo do homem completa 20 anos: o Playstation!

Mensagem por RurouniAndre »

Parallax escreveu:Pirataria foi crucial para a popularização do PlayStation
No tempo do bom e velho Atari ñ lembro de cartuchos piratas. :lol:
VIVA A TECNOLOGIA!

Responder